Pular para o conteúdo principal

DO ORKUT PARA O BLOG – TRANSCRITOS DA COMUNIDADE LITURGIA CATOLICA DO MEU AMIGO PE LEONARDO ALMEIDA WAGNER, (Por enquanto CCSh)

O protestantismo no catolicismo

Não é de hoje que tais anomalias acontecem,,,
O infeliz "Glória, glória aleluia vencendo vem Jesus" desde o início dos anos 70 vem sendo utilizado no lugar do hino de louvor católico . Há poucos anos um amigo foi até um culto protestante por motivos sociais (casamento) e ouviu uma das músicas que pertencem ao repertório "clássico" ou "crácico" (se assim desejarem) da RCC, mas que na verdade é de origem protestante: "Então minha alma canta a Ti Senhor, tão grande És Tú". Temos em alguns ambientes pseudo-conservadores o famoso negro espiritual "De joelhos..." embora belo, mas não foi feito para a liturgia católica. Também a dita Ave Maria de Guonod (retomada de um estudo de Bach) não foi composta para da Igreja e sim do teatro.
A Igreja após o Vaticano II propôs um desafio para os compositores e músicos católicos o de ampliar o repertório da música litúrgica preferencialmente com canto vernáculo, sem no entanto abandonar o exemplo do Canto Gregoriano e da Polifonia Sacra.
Num passado não muito distante composições de canto religioso popular surgiram com o intuito de fomentar devoções, mas o conteúdo doutrinal era bem estudado. Atualmente apesar da orientação quanto a necessidade de aprovação por parte da autoridade eclesiástica competente, a maioria das composições não são objeto de análise criteriosa do ponto de vista teológico e gramatical.

Waltavjr
  
Apenas uma opinião

O problema não está na procedência da música, mas sim nos critérios utilizados para escolher as canções. Quando pensamos em Música Litúrgica, devemos observar os já tão conhecidos critérios do Tempo Litúrgico, do momento celebrativo etc. Particularmente, não vejo problema em utilizar canções da Igreja Protestante. No CD "Cantos de Abertura e Comunhão para o Tempo Comum", da Paulus, foi incluída, pela CNBB, a canção "Jesus Cristo, esperança do mundo", que é da Igreja Presbiteriana. No Ofício Divino das Comunidades também há inúmeras canções protestantes. Assim como nos hinários de algumas Igrejas Evangélicas há também canções de compositores católicos. O fato é que católicos e protestantes têm canções que são litúrgicas e canções que são para outros momentos (grupo de oração, encontros etc.). "Glória, glória, aleluia" é tão anti-litúrgico como "Noites traçoeiras" ou "Santo, santo, santo, dizem todos os anjos...".

Adenor

Engraçado.....há muitos que toleram músicas protestantes serem cantadas nas missas, em nome do "ecumenismo". Mas desconheço alguma igreja protestante que cante alguma música católica em seus cultos! Vejam, não tenho nada contra os evangélicos. Mas por que, então, eles não cantam nossas músicas? Se estiver enganado, por favor, me avisem, ficarei muito grato!

Erickson

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns! Padre Leonardo Wagner, pároco de Eusébio - Paróquia Sant Ana e São Joaquim

Recebi hoje a notícia, já esperada, da nomeação de Pe. Leonardo Wagner, CCSh para pároco de Eusébio-CE, ele atuou como Vigário Paroquial de Guaiúba-CE, ainda na Comunidade de Aliança Shalom não é tão conhecido pelas "curas" como o Pe. Antônio Furtado, mas, pelos jovens do Acamps, pela sua maneira ímpar de evangelizar e atrair para Deus a juventude. De modo particular o conheci quando o mesmo era seminarista e coordenava a Liturgia Shalom, na época impecável, sempre carismático e zeloso com a casa de Deus, inclusive ao lado de Janice Dantas, secretária da liturgia na época, reformou a sacristia shalom da paz (transformando a antiga sala em sacristia-pequeno sagrado). Além da sacristia, na sua gestão, foi abençoado o conjunto presbitério -  Altar, Ambão e Sédia. Quem o conheceu e viveu este tempo, na liturgia shalom, sabe o quanto Pe. Leonardo foi e é importante para cada um que conviveu este tempo de graça. Parabéns, Pe. Leonardo, seja realmente, o que Deus quis para você, pas

Agradecimento aos dizimistas

O Dízimo é um mandamento bíblico. Como tal, ele é também um direito que todo cristão tem de ofertar uma parcela de seus rendimentos, como meio de agradecer a Deus e de colaborar com sua Igreja. Dízimo é um sinal de compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus, na sua bondade infinita, instituiu a sua Igreja, para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. E para que ela possa desempenhar a sua vocação evangelizadora no mundo, necessita de recursos materiais e esses recursos devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a Igreja viva de Cristo aqui na terra.  Com o dízimo você ajuda a transformar a Igreja para que ela seja cada vez mais unida e fraterna, a fim de que possa cumprir sua missão evangelizadora como Jesus a quer.  Agradecemos a você, dizimista, pela sua generosa colaboração. Graças a ela, está sendo possível manter as Pastorais e a Evangelização. De modo especial estaremos rendendo louvor a Deus por todos os dizimistas no dia 21

Roteiro celebração para o 18o. do tempo comum - dia dedicado a vocação sacerdotal

Paróquia Cristo Redentor 18º. DOMINGO DO TEMPO COMUM ABERTURA DO MÊS VOCACIONAL - Dia dedicado a vocação sacerdotal RITOS INICIAIS Irmãos e irmãs, mais um domingo, dia do Senhor, dia em que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado. Neste domingo, por meio de sua Palavra, Deus nos convoca a revermos nossas opções e nos ensina a colocar toda a nossa confiança no Senhor que é refúgio e proteção. O mês de agosto é, na Igreja do Brasil, um tempo dedicado mais particularmente às vocações. Neste primeiro domingo, lembramos os ministérios ordenados: bispos, padres e diáconos. (Neste momento pode-se lembrar o nome dos padres de nossa paróquia.) Alegres por todos os sacerdotes que se doam a serviço do Reino e por todos os motivos que nos levam a celebrar a nossa fé e vida, cantemos. LITURGIA DA PALAVRA A Palavra de Deus é luz para os nossos olhos e sustento para os nossos pés. Quem dela se alimenta consegue discernir e criticar tudo o que não conduz à plena realização huma