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Ara Christus Est!

Se Altar é Cristo, o melhor seria não colocar nada em cima dele...tipo sobre  o altar, só o pão e o vinho, missal, cruz e velas, e o melhor ainda seria que a cruz e as velas pudessem ficar próximo e não sobre o altar para facilitar até a visualização  do principal, pão e vinho, corpo e sangue. Ou é mais importante a imagem  do crucificado de ouro em conjunto com os castiçais bem  dispostos sobre o altar como se o essencial não fosse o próprio Cristo e sim o tal "arranjo" e as coisas?
Olha aí a foto e sem mais comentários.

Comentários

  1. Thiago disse...

    Ixiii

    Mais um devoto de Claudio Pastro e do MINIMALISMO litúrgico.

    Deus nos livre.

    Estude sobre liturgia em lugares mais confiaveis meu caro e verás que o altar não é para ficar feito um bloco de pedra gelado, vazio, sem nada.

    Posso não ser especialista, mas ao entrar numa igreja reformada por Pastro me sinto mais em um espaço nada católico, cheio de rabiscos em forma de santos.

    Deus nos Livre.

    O senhor acha que é mais sábio que o Papa?

    Reveja isso heim. Você está simplesmente passando por cima de séculos de devoção, de História e Tradição.

    Isso me cheira a Teologia da Libertação....

    Credo. Que palhaçada.


    Se liga aeh o que os caras tao dizendo dessa foto lah no Salvem!

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  2. Eu não sei!!
    Amo de mais o santo padre!!
    mas sua qestão de gosto pessoal ta dando confusão!
    o povo da axando que só esse arranjo é correto!
    aff....!!
    para Eles o que importa é o castiça~l a Cruz, mas Deus eucaristico, é so um mero detalhe!!!

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  3. MINIMALISMO litúrgico chamado pelos "salvem" é a nobreza e simplicidade que falamos, não sou contra o arranjo beneditino só acho que colocar imagens sobre o altar é um pouco demais.

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  4. "o melhor ainda seria que a cruz e as velas pudessem ficar próximo e não sobre o altar para facilitar até a visualização do principal, pão e vinho, corpo e sangue."

    Ora, isso é fácil. Continua-se usando as velas e o crucifixo sobre o altar, conforme a tradição litúrgica da Igreja, e o celebrante voltado para Deus (versus deum), padre e povo na mesma direção, já que o centro da celebração litúrgica não é o sacerdote mas Cristo.

    Em Cristo,
    Daniel

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  5. Obrigado pelos esclarecimentos, Daniel.

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